Como o Furacao se Formam?

Como o Furacao se Formam?

Tempo de leitura: 3 minutos

Como o Furacao se Formam?

A natureza nos propicia verdadeiros espetáculos de fenômenos, tão assustadores e interessantes ao mesmo tempo . Como os ciclones tropicais, uma alteração formada pela baixa pressão de ar atmosférico.

Como nascem os ciclones tropicais

Os assustadores furação tropicais causam ventos com velocidades acima de 200 quilômetros por hora, sendo capazes de destruir e derrubar árvores, telhados, muros e paredes, alguns também pessoas e carros facilmente. São também seguidos com chuvas fortes, que podem geram alagamentos e muita destruição.

Os redemoinhos causam pânico, mesmo assim e uma grande maravilha, uma surgindo do nada aparentemente  e circulam ao redor do centro de baixa pressão, rodando até perder a velocidade, mas pode demorar de acordo com sua categoria.

como se forma o furacao
como se forma o furacão
Começando

Tudo começa sobre as grandes quantidades de águas quentes dos oceanos, que cria um centro de baixa pressão atmosférica, na oportunidade para o desenvolvimento dos ciclones. Pressão atmosférica menor com temperatura maior, aliada a uma circulação fechada de ventos com um núcleo quente e o chamado “olho”, uma parte ainda mais exaustiva do próprio ciclone.

Os ciclones tropicais giram no sentido anti-horário tanto no hemisfério sul quanto norte, abrangendo regiões tropicais próximas a Linha do Equador. Sua força é motivada pela energia térmica que tem originalidade no ar úmido e o vapor de água que se condensa. Quanto mais quente e úmido, maior será o combustível para o furacão.

De acordo com a velocidade dos ventos, eles são incluídos nas seguintes categorias:

– Categoria 1: ventos de 118km/h e 152km/h
– Categoria 2: ventos de 153km/h e 176km/h
– Categoria 3: ventos de 177km/h e 208km/h
– Categoria 4: ventos de 209km/h e 248km/h
– Categoria 5: ventos acima de 249km/h

como se forma o furacao
como se forma o furacão
Ciclones ao redor do mundo

Os furacões tropicais são capazes de causar muito estrago por onde passam, seu histórico nos monstra isso. Os principais acidentes são causados por esses fenômenos naturais do mundo, o maior deles em Bangladesh que matou 300000 habitantes em 1970. Em seguida o de Mianmar, com 150000 mortos.

Países como Austrália, China, Japão, Filipinas, México, Madagascar, Estados Unidos e as Ilhas do Caribe são lugares mais maior possibilidade de ter furacão, tem uns com mais de 20 por ano. Pela sequência rotineira do fenômeno, os países já  prepararam-se antecipadamente para evitar o mínimo de prejuízos e mortes possível, na maioria das vezes é positivo.

Há outros países também que recebem o ciclone eventualmente, o que dificulta a sua preparação para quando aparecerem. E pior, são ainda mais intensos que a maioria, como os ocasionados no Golfo de Bengala.

furacão

Já no Brasil o comum são formações de furação extratropicais, muito menos intensos que os ciclones, principalmente na região sul. Eles não superam 100 km/h, contudo causam ondas muito poderosas.

 

Ate próximo Artigo espero que tenha gostado!!!

Salvar

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como o Furacao se Formam?
Author Rating
51star1star1star1star1star