pascoa – curiosidades

pascoa – curiosidades

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é Páscoa Cristã

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

É comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que acontece no começo da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). A data fica entre os dias 22 de março e 25 de abril.

No tempo de 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa – período conhecido como Quaresma – os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias vividos por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.
A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.

Logo A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, momento no qual as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.

A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.

A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos.

Segundo a Bíblia, supostamente Jesus teria participado de várias celebrações pascais. Quando tinha doze anos de idade foi levado pela primeira vez pelos seus pais, José e Maria, para comemorar a Páscoa, conforme narram algumas das histórias do Novo Testamento da Bíblia.

A participação de maior relevância foi relatada na bíblia foi a “Última Ceia”, na ocasião Jesus e os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho.

Símbolos da Páscoa

A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, o sincretismo feito pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.

O coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos na antiquidade durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.

Logo o ovo também é um símbolo da Páscoa, a saber representa o começo da vida. Vários povos tinha por costume presentear os colegas e amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, e assim  surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.

ovo de pascoa
ovo de páscoa

O que achou? Gostou do artigo? qual seu ponto de vista? deixe seu comentário. Siga-nos nas mídias Facebook Twitter Instagram YouTube  já pensou em ganhar dinheiro com Facebook? deixe Seu melhor E-mail inscreva-se em nosso blog e receba grátis dicas como fazer pra fatura com Facebook saiba como muitos estão ganhando um bom dinheiro por mês.